segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Unidade 2 Atividade 4 Planejando aula com internet

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo Com As TICs
Unidade: 02
Atividade 4 – Título: Planejando Atividade com Hipertexto e Internet
Cursista: Débora Gonçalves Ferraciolli Farias
Professora Parceira:Gessivânia Cruz Pires
Local de Trabalho: Diretoria Regional de Ensino de Guaraí
Turma: B
Data: 16/08/2010

CONTEÚDO DIAGONAIS DE UM POLÍGONO
DISCIPLINA MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO.
DURAÇÃO: 2 AULAS.

Autor Vania Maria Rocha Gomes

OBJETIVOS
Despertar no aluno para diagnosticar as diagonais de um polígono.

PRÉ-REQUISITOS:
Ser capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção a aplicação de propriedades e transformação de figuras.
DESENVOLVIMENTO:
Professor inicie sobre a parte teórica dos polígonos, mencionando o elemento vértice de um polígono. Sugere-se a figura de um polígono confeccionado com o material E.V.A. Fig. 1 no exemplo abaixo:
Fig. 1

Os grupos de alunos poderiam trocar entre si seus polígonos, onde todos observariam as diagonais traçadas dos demais polígonos e demais conclusões observadas;
Os grupos que mais bem se apresentarem poderão ser organizadores de painéis e exposição dos trabalhos da turma e quem sabe poderão ser organizadores de outras propostas com novos conteúdos didáticos.
RECURSOS Complementares
• http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
• Papel sufite
• Régua
• Livro Didático
• Transferidor
• Revista para recorte
• Computador
• Internet
• Data show
• Vídeo
Avaliação
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser: Os alunos reconheceram o elemento vértice das figuras.Os alunos souberam conceituar e identificar as diagonais dos polígonos apresentados


Referencias:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16173
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Nenhum comentário:

Postar um comentário